No âmbito da II edição da Aldeia Bio, Feira do Biológico e da Natureza, evento que decorre entre os dias 19 a 21 de Julho no Parque Desportivo e Cultural da Cobertinha em Vila Maior, concelho de São Pedro do Sul, a Junta de Freguesia de Vila Maior promove o Seminário "Agricultura Biológica: “Um modo de Produção Saudável e Ecológico" a realizar no dia 19 de Julho, sexta-feira a partir das 14h30, no Centro Social de Vila Maior.

Ficha de Inscrição Seminário | | 163 KB | Consulta/Download

Regulamento Passeio BTT | | 531 KB | Consulta/Download

Ficha de Inscrição Passeio BTT/Caminhada | | 176 KB | Consulta/Download


EDIÇÃO 2018

Consultar mais fotos Edição 2018: https://bit.ly/2C783EW

O mundo, tal como o conhecemos, está recheado de momentos históricos e significativos para as gerações vindouras. Uns momentos foram efémeros, outros prevalecem até aos dias de hoje. Alguns surgiram de necessidades pontuais, outros da visão a longo prazo. E ainda, momentos que em nome do progresso, tornaram-se nefastos para a Mãe natureza e que põe em causa o futuro dos seres vivos do planeta.

Atenta à necessidade de inverter o rumo desses acontecimentos, Vila Maior ficará para a história, ao ser recordado como o embrião de uma visão progressista mas sustentável para o ser humano e para o meio ambiente.

A “semente” começou a ganhar forma e visibilidade nos dias 21 e 22 de Julho de 2018, com a realização da I Feira do Biológico & da Natureza. Um marco histórico, que contou logo à partida com forte adesão das pessoas ao evento.

Uma feira que teve vários motivos de interesse para ser visitada. O Seminário subordinado ao tema: “Agricultura Biológica: o modo de produção do futuro”. O artesanato, as tasquinhas, em que a gastronomia e enologia da região presentearam os visitantes com os seus produtos locais, enquanto noutros stands eram possível provar e adquirir produtos biológicos e naturais. Animação também não faltou, com o desfile da Marcha da Freguesia, com vários grupos musicais a actuar durante os dois dias, e actividades como o Showcooking e o Workshop “Luta Biotécnica - monitorização e captura em massa de pragas", pela Escola Superior Agrária de Viseu.

Com enorme adesão, teve o passeio BTT e o passeio pedestre temático, em que um dos pontos fortes foram as visitas guiadas às explorações de agricultura biológica, aliado à interessante descoberta do património edificado e paisagístico, com a diversidade de vegetação, caminhos e arvoredos que a Rota Nª Srª das Colmeias possui. Também foram servidos almoços com produtos biológicos.

A iniciativa da realização da I Feira, que foi inaugurada por membros da autarquia e contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação, Luís Medeiros, começou de imediato a dar os seus frutos com uma série de iniciativas por parte do Município de São Pedro do Sul que se seguiram, dos quais se destacam:

  • O apoio aos produtores para a certificação em modo de produção biológica nos três primeiros anos de conversão.
  • A adesão do Município à campanha “Autarquias sem Glifosato”, em que deixam de ser usados herbicidas na eliminação das ervas daninhas em espaços públicos, tais como nas bermas das estradas.
  • A entrega do certificado de membro da Rede Internacional das Bio-Regiões, atribuído ao Município de S. Pedro do Sul em Novembro de 2018, pelo Presidente da INNER (International Network of Eco Regions).
  • E mais recentemente com a campanha de servir refeições confeccionadas com produtos locais e biológicos, aos alunos do 1º ciclo e jardins-de-infância no concelho.